O gás Nitrogênio ocorre como um gás inerte (símbolo químico N2), não-metal, incolor, inodoro e insípido, constituindo cerca de 4/5 da composição do ar atmosférico, não participando da combustão e nem da respiração. Condensa a aproximadamente 77 K (-196 °C) e solidifica a aproximadamente 63 K (-210 °C).
O Nitrogênio liquefeito possui diversas aplicações como refrigerante de materiais e por isso é muito utilizado nos laboratórios de pesquisa, nas indústrias e em outras atividades.
Na nossa oficina de criogenia o ar atmosférico é comprimido através de um compressor e injetado no liquefator de Nitrogênio. Primeiramente o gás passa por um conjunto de filtros que retira impurezas, como água e óleo e depois ingressa em um refrigerador, que por princípios termodinâmicos baseados em sucessivas compressões e expansões faz com que a temperatura do ar diminua gradualmente. Na medida em que a temperatura abaixa, vários outros gases de mais alto ponto de ebulição, como o gás carbônico e oxigênio, são primeiramente liquefeitos e retornados para a atmosfera. Quando a temperatura atinge 77 K o Nitrogênio está liquefeito e livre de impurezas. A partir daí o líquido é armazenado em um tanque para posterior utilização
Nitrogênio